segunda-feira, 22 de junho de 2015

Lá vem a noiva...

(texto publicado no Caderno Z do Jornal Zero Hora em 30/05/2015)



E é claro que no mês de maio não poderia falar de outra coisa, personagem que encanta e que habita os sonhos de muitas meninas (e mulheres feitas também). Começo esse primeiro editorial abordando um tema mágico e a peça mais importante na cerimônia: O VESTIDO! Antigamente (ou nem tão antigamente assim), a noiva não vinha toda de branco, aliás essa cor começou a ser usada há pouquíssimas décadas, ser chique na época pré selfie era casar de preto. Bem possivelmente nossas bisavós e tataravós se casaram assim, de negro mesmo. Mas o branco alvo e límpido de nossos dias é o ponto alto das atenções, não tem quem não pare na porta de uma igreja pra ver a noiva chegar, e vamos combinar que o branco é bem mais bonito (pelo menos nessa ocasião).

Mas lembro bem em minha fase pré-adolescente/adolescente que eram raríssimas as pessoas que se casavam, era brega fazer uma festa de casamento, casar estava fora de moda, e foi assim que surgiu a união estável, pela moda do casamento não convencional “de papel passado”, igreja, festa e fotos. Graças aos céus essa moda passou e não há nada mais lindo que um casamento por todo seu contexto: o noivado, a fase de provas de comida, de roupas, de escolha de decoração, fotógrafos, tudo isso um verdadeiro “circo”, delicioso e magnífico espetáculo! A padronização de algumas partes importantes do grande dia não existe mais, um casamento hoje é bem específico ao gosto dos noivos, exclusivo tanto no lugar, roupas, decoração e comidas particularmente pensadas e feitas com “a cara” do casal.

E não foi só isso que mudou, hoje contamos com a tecnologia a nosso favor, podemos escolher tudo, saber das novidades, das tendências, novas lembrancinhas, novos lugares, novas formas de fotos e filmagens, tudo pela internet. Os blogs relacionados ao assunto não param de pipocar, e espero que não parem mesmo, pois quanto mais informação melhor para que tudo no dia D saia perfeito! Alguns blogs bem legais pra pesquisar enquanto se está nesse processo de casório é o vestidadenoiva.com e o bloglavemanoiva.com. Eles orientam por onde começar para a organização do evento, dão dicas de lembrancinhas, vestidos, convites, decoração, tem de tudo. Outra tendência que chama bastante atenção é o site icasei.com.br. Nele dá pra cadastrar uma página exclusiva do seu casamento com fotos, convites on line, depoimentos dos padrinhos, lista de presentes, uma alternativa bem legal para convidados que moram longe e podem acompanhar tudo desde bem antes da cerimônia, na mesma linha segue o aplicativo lejour.com.br.
Mas os pequenos detalhes fazem toda diferença, num primeiro momento tendo como um dos personagens principais – a noiva – alguns itens devem ser bem pensados para que no futuro as lembranças (fotos e filmagens) não denunciem algum mau gosto desnecessário, então se não tiver muita certeza sobre algum item, por exemplo cor das unhas, do batom ou jóias, peça opinião, as madrinhas irão adorar auxiliar nas escolhas e isso faz com que a integração pré-festa torne o envolvimento muito mais interessante.

Uma empresa que aposta bastante em peças que podem ser usadas pelas noivas é a Sophie&Juliete, que tem três anos de mercado, sua designer Telma Garcia trabalhou por anos em grandes joalherias e tem sido há mais de um ano líder do segmento, já tendo suas peças como queridinhas das novelas e programas globais além das celebs mais it dos holofotes (veja em www.sophiejuliete.com.br/estilista/adrianap).
Pensando a fundo, o casamento é um “mercado” que gera renda há um monte de gente, a alegria e ‘início’ de vida dos outros, leva comida na mesa para um bocado de pessoas envolvidas nesse universo, e a lista é enorme: igreja, salão de festas, decoração, floricultura, iluminação, sonoplastia, fotógrafo, cinegrafista, costureira, maquiador, cabeleireiro, mestre de cerimônias, lojas de presentes, lojas de acessórios, manicuri, depilador, cozinheira, garçons, gráfica, doceira... aff, sem contar ainda o pós: agência de viagens, empresas aéreas, hotéis o que renderá certamente outro editorial, falando do mundo, de viagens e de como é maravilhoso conhecê-lo. E que venham muitos e muitos casamentos por aí!


Nenhum comentário:

Postar um comentário