quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Mais amor por favor!

Disse pra mim mesma que não me manifestaria a respeito de política, e realmente não vou. Mas vou falar sobre algo que causa tanta (ou mais) discussão e desarmonia entre as pessoas: RELIGIÃO.
Buscando a origem da palavra, encontrei no Wikipédia essa descrição: Religionem, religio - estilo de comportamento marcado pela rigidez e pela precisão - nem próximo do que se entende hoje.
Mas diferentemente do que as pessoas pensam, as religiões não se classificam em católicos, evangélicos, espíritas, mas em Cristianismo, Judaísmo, Hinduísmo, Islamismo, Budismo, Xintoísmo, entre tantas outras. Desta forma, (acho que nesse momento muitos irão querer meu pescoço) católicos, evangélicos e espíritas que são quase a totalidade dos brasileiros, fazem parte da mesma religião, pois são todos praticantes do cristianismo, crentes em um único Deus.
Certo dia uma amiga me disse: aahhhh, porque o meu Deus é o Deus do impossível e é nesse que tu tem que acreditar. Hã? O que? Devo ter perdido alguma coisa pelo caminho... Não sabia que a esse momento da história, havia mais de um Deus. Mas tudo bem, nem discuti.
E é isso que me faz pensar e escrever sobre o assunto, as diferenciações que não existem, ou não deveriam existir, as nações em guerra por religiões. Em nome de Jesus se fez e ainda se faz barbaridades contra pessoas e o mundo.
O que adianta então o povo islã baixar a cabeça e rezar cinco vezes por dia e nos intervalos decepar outras cabeças. E católicos e evangélicos participarem de suas missas e cultos dominicais e passar o resto da semana levando vantagens sobre os outros, desrespeitando as pessoas, fazendo coisas que (acreditam) no próximo domingo serão perdoadas.
Quase nada do que se pratica no dia-a-dia tem a ver com amor, fé, caridade, respeito. As pessoas não pensam nem se policiam sobre o que fazem.
Ouvi uma frase essa semana que dizia: o verdadeiro cristão a gente reconhece na rua, através dos atos dele, mesmo que não pratique nenhuma religião e não frequente nenhuma igreja. É nisso que acredito, na prática, no dia-a-dia, na vivência, sem títulos nem rótulos.
Tenho certeza que nossa real evolução será quando não houver mais distinção e preconceito entre as pessoas, somos todos IGUAIS, pequenas partes de uma só força!

3 comentários:

  1. Hoje vim ler seu blog e me deparei com este post que não tinha lido...amei...simplesmente...porque acredito que o maior mandamento que existe é o amor...no dia em que as pessoas entenderem que amar envolve respeito, carinho, amizade, honestidade, sinceridade, etc....o mundo será bem melhor e talvez não haverá mais disputas religiosas, o que me choca é justamente se achar um santo por ir aos cultos ou missas e não viver no cotidiano o que Deus ensina...bjs Adri... Amei seu post...

    ResponderExcluir